Limbo jurídico previdenciário x trabalhista

Você sabe o que é Limbo Jurídico? O Limbo Jurídico é quando o segurado que estava recebendo auxílio-doença pelo INSS leva alta, mas a empresa não o considera capaz para exercer sua atividade profissional. Sendo assim, ela está de alta do benefício previdenciário e não aceito pela empresa que trabalha, sendo impedido de exercer seu labor. Muitos segurados tentam contestar a alta do INSS recorrendo administrativamente ou mesmo judicialmente, mas o fato é que devem se apresentar a empresa, sob pena de abandono de emprego.

Súmula nº 32 do TST: ABANDONO DE EMPREGO: Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 (trinta) dias após a coessação do benefício previdenciário nem justificar o motivo de não o fazer.

Em caso de o médico do trabalho atestar que o empregado não tem condições de exercer sua atividade profissional, mesmo com a alta do INSS, a empresa fica responsável pelo pagamento dos seus salários.

Rolar para cima

ALERTA DE GOLPE

Prezado cliente
Nosso escritório não solicita nenhum valor para agilizar processos, especialmente por mensagens de texto, e-mails, SMS ou links para clicar. Também não enviamos andamentos processuais por esses meios.
⚠️ Caso receba qualquer comunicação que não seja diretamente do nosso contato oficial, pedimos que entre em contato conosco para confirmação, mesmo que a mensagem contenha dados pessoais, número do processo, logotipo ou foto de nossos colaboradores.
Além disso, informamos que o nosso WhatsApp agora funcionará exclusivamente através do telefone fixo (13) 3383-3026. Essa mudança visa reforçar a segurança e evitar tentativas de golpes envolvendo nosso nome.
Estamos à disposição para qualquer dúvida!